Adicionando codecs ao Open Suse

Quem é marinheiro de primeira viagem na instalação de algumas distribuições Linux, especialmente o Open Suse, geralmente estranha o fato do sistema não estar pronto para reprodução da maioria das mídias digitais (MP3, WMA, Mpeg, Real Player, DIV-x). Isso ocorre em função da postura adotada pelos desenvolvedores do Open Suse, que optaram por uma distribuição totalmente livre. Como esses codecs são de código fechado, estão sujeitos aos contratos de licença e regras estipuladas pelos seus desenvolvedores.

No entanto, esse contexto não implica que você não poderá ouvir sua música ou deixar de assistir ao seu vídeo. Mas sim que você estará aceitando as regras determinadas nas licenças de tais codecs, do mesma forma que o fazem os usuários de Windows por exemplo.

Para instalar os codecs de vídeo no Open Suse é muito simples, basta adicionar um novo repositório (não oficial do opensuse.org, mas confiável), como o do pessoal da Packman. Recomendo o repositório a seguir em função de ser um repositório exclusivo para codecs e aplicativos de mídia (este repositório é para a distribuição Open Suse 11.4): http://packman.iu-bremen.de/suse/openSUSE_11.4/Essentials/

Adicionado o repositório, basta abrir o aplicativo de instalação/gerenciamento de programas que automaticamente serão identificadas as atualizações dos codecs. Caso seja necessário buscar pelos pacotes, efetue uma busca por “codec” e selecione os pacotes:

  • libxine1-codecs
  • opensuse-codecs-installer
  • w32codec-all
  • xvidcore

Feito isso falta somente um detalhe, seu browser continua não reproduzindo rádios on-line baseadas em arquivos do Windows Media (WMV). Aqui vamos dar a dica para instalação do plugin do Firefox 4, que podem ser encontrada também no site do mozilla.

Instale os pacotes gnome-mplayer e gecko-mediaplayer. Reinicie seu browser e teste a instalação do plugin com o link Windows Media test.

Com essa atualização seu sistema estará pronto para executar qualquer mídia.

About Ivairton Santos

Professor no curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de Mato Grosso. View all posts by Ivairton Santos

Leave a comment